.

domingo, 7 de março de 2010

Ministério da Justiça - Pensando o Direito

Ministério da Justiça - Pensando o Direito

Pensando o Direito

Democratização do processo de elaboração legislativa

A Secretaria de Assuntos Legislativos - SAL, órgão do Ministério da Justiça que tem como objetivo institucional a preservação da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, produz, em média, cerca de 500 pareceres por ano sobre os mais diversos temas jurídicos. Tais pareceres instruem a elaboração de novos textos normativos, a posição do governo no Congresso, bem como a sanção ou veto presidencial.

Em seu trabalho cotidiano, no entanto, a equipe da SAL por muitas vezes não tem a possibilidade de se inteirar das discussões jurídicas de ponta desenvolvidas no meio acadêmico brasileiro. Isso se deve, dentre outros fatores, ao pouco diálogo existente e ao grande volume de demandas que chega à Secretaria.

Para alterar essa situação, a SAL lançou em maio de 2007 o Projeto “Pensando o Direito”, com o objetivo de estreitar laços com a academia e qualificar a Secretaria em seu trabalho de elaboração normativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COORDENAÇÃO GERAL DO IDOSO (CGDI)
Subsecretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH/PR
SCS, Qd 9 PARQUE CIDADE CORPORATE, TORRE A 9° ANDAR
TAMBÉM SOMOS BRASILEIROS ORGANIZADO E ESCRITO POR : Karina Atrib Ferreira de Sá ORIGINADO DO PROJETO HINO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESPECIAL PARA CRIANÇAS SURDAS- FRSP PROJETO COORDENADO POR : Alexandre Jurado Melendes e Karina Atrib Ferreira de Sá SUPERVISIONADO POR : Sabine Antonialli Arena Vergamini COLABORADORES : toda a equipe de profissionais da Escola Especial para Crianças Surdas da Fundação de Rotarianos de São Paulo ADAPTAÇÃO DO HINO NACIONAL PARA SIGN WRITING : Marianne Rossi Stumpf CAPA E FORMATAÇÃO: Antonio Carlos Curado e Débora Caetano Kober

Família superar a deficiência e vivem